[ temoso ]
REDESENHO DE
EMBALAGEM
Projeto de redesenho de embalagem de grampos Temoso para aula de design de embalagem do quarto semestre de Design da ESPM-SP, projeto por Ana Miyazaki, orientado pela professora Claudia Weber.
[ 2019-1 ] 
O projeto de redesenho de embalagem integrado com a matéria de Projeto IV tinha o intuito de reeplanejar a estrutura gráfica da embalagem escolhida pelos alunos, dentre as opções existiam Estalos Muleke, Paçoca Amor e Grampos Temoso.
A escolhida foi Grampos Temoso, a partir disso foram feitas diversas pesquisas e estudos para seguir um caminho criativo gráfico e de inspiracão par o lettering.
análise [ embalagem atual ]

selo técnico
Método de Impressão: Offset
Cores: 2 (Azul/Vermelho e Preto)
Substrato: Duplex (Craft-Couché)

cor (adequação, legibilidade)
A embalagem tem cor de fundo predominante de vermelho e azul, com detalhes de desenho e tipografia em preto e branco. Tanto o vermelho quanto o azul são de cor especial e não quadricromia, e o suporte duplex fornece a face no qual se encontra o projeto gráfico uma superfície em branco, reduzindo o número total de cores para 2 por impressão (3 no total considerando a família) e deixando o processo de impressão mais barato. Este segmento não parece ter uma cor específica para ele, tornando o vermelho instigante e o azul saturado ótimas cores chamativas que dão destaque dentre outros produtos da categoria.

tipografia (adequação, legibilidade, peso, estilo)
Foram usadas dois tipos de tipografia, uma para o logo, com serifa, e uma para os textos, sem serifa. A tipografia do texto foi usada em diferentes pesos gráficos. A primeira, que é a descrição do produto, é em caixa alta e tem um espaçamento entre as letras maior. A segunda informação, explicando que o grampo tem ponta protegida, é em small caps e menor. A terceira, onde descreve o produto em inglês, é menor ainda. As seguintes informações, que é o número do produto e quantidade de grampos está em caixa alta, mas a segunda é mais condensada, usada para ocupar menos espaço. Seu logo, que tem serifa, está em bold, é branca com contorno preto, fazendo contraste com o fundo.

imagem (estilo, clareza, adequação)
A ilustração faz bom uso da limitação de cores, com um bom contraste entre o fundo e a imagem. O desenho refere ao objetivo e uso do produto (grampos para cabelos) e seu estilo leve e curvilíneo pretende atingir ao público alvo feminino, além de referir a forma curva do grampo. Devido ao tamanho da embalagem, a imagem do logo (que, apesar de possuir boa nitidez e um pouco de contraste com o contorno em preto) é invadida pela ilustração, desvalorizando o peso e força do logo e valorizando a ilustração.

hierarquia de informação
A hierarquia do conteúdo gráfico é estabelecida pelas diferenças de fonte (Bold, Regular, Condensed) e as diferenças de tamanho entre os textos de informação, logo e a ilustração. O logo se encontra com o maior tamanho comparado com as fontes, mas a ilustração invade a área do logo, subtraindo a força visual imediata do mesmo. As informações não tem clareza imediata, apesar de individualmente ter boa legibilidade.

faca/forma (formato, dimensões, usabilidade)
A faca tem formato padronizado, com abas internas e dois pontos de cola, com vincos para manter o formato de caixa. O formato é adequado para o transporte do material, que tem razoável resistência a impacto. A caixa também permite o armazenamento do produto, algo importante devido a grande quantidade e ao tipo (grampos de cabelo), conformando sua usabilidade com o projeto e forma da caixa.
história

Em 1962, Antônio Barrocal fundou uma fábrica para produzir um produto que categoricamente iria “fazer a cabeça das mulheres”, o Grampo Temoso. Neste início a fábrica funcionava quase que artesanalmente, com apenas uma máquina e ocupava uma pequena garagem , alugada no bairro do Tucuruvi. Com essa idéia inovadora, o seu fundador em poucos anos conseguiu sair dessa garagem para um prédio próprio.
Sempre crescendo e com a produção a todo vapor, em 1967 a fábrica gaha um novo sócio João De Gouveia Rodrigues, qual injetou capital e idéias inovadoras. O parque industrial foi aumentando, comprando novos maquinários e contratando vários funcionários, uma frota de veículos foi adquirida e também foi criado um escritório para atender sua equipe de representantes comerciais. 
Em 1972, a fábrica passa a se chamar Indústria de Grampos de Aço Para Cabelos Temoso Ltda., sendo passado o controle acionário do fundador para seu filho Luiz Antônio Barrocal. Dois anos depois e sempre em ascensão, a empresa adquire um novo prédio, onde funciona até hoje e passa então a se chamar “Metalúrgica Teimoso Ltda.”.
Dentro dessa filosofia de crescimento e expansão, ao longo dos anos, a empresa foi adquirindo novas tecnologias, ampliando seu parque industrial e introduzindo no mercado novos produtos como: BIGODINS DE ALUMÍNIO E PLÁSTICO, BOBY ROTATIVO E PAPEL PARA PERMANENTE. Esses produtos vieram facilitar a vida das mulheres e dos profissionais do ramo, tornando-se produtos indispensáveis nas prateleiras de supermercados, shoppings e lojas de produtos para cabeleireiros.
Com a grande demanda do mercado, em 1983 a empresa inicia sua fase de informatização, com introdução da microinformática em seu departamento de compras e vendas, a aquisição do fax e em 1986, a implantação do código de barras nas embalagens de seus produtos, sendo uma das primeiras indústrias a implantá-lo no Brasil.
Em 1996 são lançados mais dois produtos; CURLERS (para permanente Afro) e o CURL HAIR (para ondular e encaracolar).
O ano de 1998 é iniciado com a introdução da Internet e aquisição de novos computadores, oferecendo sempre o melhor produto e maiores facilidades aos seus clientes e cooperadores, quando então passa a se chamar “Grampos Teimoso Ltda.”
conceituação

A proposta do redesenho é atrair o público mais jovem, de todos os gêneros e atualizar o visual da embalagem de uma maneira moderna, mantendo a inspiração do design gráfico dos anos 60 e continuando com as características marcantes, como a cor de fundo e a imagem feminina. Foi usado como inspiração drag queens e revistas de moda, como Vogue, Elle e Bazaar. Para atualizar a figura da embalagem, foram usadas as drag queens Bob The Drag Queen e Kim Chi, com maquiagem metade mulher e metade homem, para trazer diversidade de pele e também de gênero.

conheça mais do meu universo.

Back to Top